Se você tentou acessar sua conta no Instagram hoje dia 14/08/18 e não está conseguindo, há relatos de que contas foram comprometidas por hackers, mesmo que você tenha habilitado o login multifatorial (2FT), aquele onde se o Instagram também envia um código para seu celular ou e-mail para que possa acessar sua conta.
recuperando conta hackeada Instagram
Milhares de usuários do Instagram relataram que suas contas foram hackeadas nas últimas semanas.
Segundo os relatos feitos para a Mashable, o hack envolve usuários que tiveram seus e-mails alterados para o domínio .ru (Russo).
Os hackers foram capazes de desabilitar a autenticação de dois fatores (2FT) em pelo menos algumas contas de usuários. Conforme relato de um deles a Mashable, o Instagram chegou a alertar por este acesso e mudança via e-mail, mas não teve tempo para tomar as medidas necessárias.
Hackers mudaram muitos avatares (imagens de perfis) das vitimas para personagens animados da Disney e da Pixar Films, apagando também suas biografias. No entanto, não houve relatos de fotos excluídas ou outras atividades suspeitas sobre as contas comprometidas, o que significa que os hackers poderiam estar planejando estes sequestros de contas para usar como bots para spams ou outras atividades futuras.

O que devo fazer no Instagram para evitar ser hackeado?

Se você ainda não foi hackeado, acesse agora mesmo sua conta e execute algumas recomendações abaixo:

Ative a autenticação de dois fatores (2FT)

Ative a Autenticação de dois fatores. Esta opção está disponível indo na opção de edição de perfil (ícone de um busto), vá em “Privacidade e segurança” e em “Autenticação de dois fatores” você terá a opção para ativar (desde que você tenha um telefone celular cadastrado na conta).
instagram-autenticacao-dois-fatores

Altere sua senha

Altere também sua senha para uma mais forte e que não é usada em nenhum outro lugar. Muitas vezes utilizamos a mesma senha em mais de um site. Se este site for comprometido e conseguirem identificar seu usuário e senha, tentarão se logar em outros sites e plataformas (inclusive no Instagram).
Portanto é importante manter a senha difícil de ser identificada e diferente para cada site, mesmo que coloque uma letra ou número diferente no início ou final. Isso ajuda e muito.
Basta acessar o seu perfil (ícone do busto) e ir em ”Alterar senha” aqui: https://www.instagram.com/accounts/password/change/
trocar-senha-instagram
É necessário colocar sua senha antiga (a que usa atualmente) e depois inserir duas vezes a nova.

Verifique a autorização a aplicativos de terceiros

Por vezes certos sites ou aplicativos, com a finalidade de auxiliar no cadastro rápido de seus usuários fornecem a opção para cadastro usando sua conta do Facebook, Google, Instagram entre outras. Porém em certos casos eles podem estar pedindo mais informações do que deveria, apenas para que comecem a vasculhar seu perfil na internet e tentem mais tarde hackear sua conta.
Claro que não são todos os serviços que fazem isso, mas não custa nada dar uma verificada nas credenciais e sites e aplicativos que estejam usando suas informações.
Você pode verificar isso acessando seu perfil (ícone do busto) e indo em “Aplicativos autorizados”. Será mostrada uma lista de serviços externos que utilizam alguns de seus dados no Instagram. Você pode apagar ou mesmo editar certas permissões.
Se não usa mais, poderá também os excluir.
aplicativos-autorizados-instagram
Estas dicas e outras podem ser visualizadas no blog oficial do Instagram, escrita ontem justamente com a proposta de ajudar os usuários a manter sua conta mais segura diante dos ataques de hackers que vem sofrendo: https://instagram-press.com/blog/2018/08/14/issue-affecting-access-to-instagram-accounts/

Fui hackeado no Instagram e não consigo mais acesso, o que devo fazer?

Se você foi um dos usuários hackeados e teve problema em acessar sua conta, terá que ter paciência na recuperação, principalmente se não cadastrou um celular válido e nem ativou a autenticação de dois fatores, pois como eles mudaram os e-mails, este método de recuperação por esquecimento de usuário e senha não dará certo.
Um dos usuários reportou ao site Mashable que tentou entrar em contato com o Instagram, mas os e-mails que enviam de volta possuem links quebrados ou inválidos que dificultam ainda mais a recuperação.
De qualquer forma, tente seguir estes tópicos de ajuda oficial do Instagram para ver se consegue recuperar sua conta novamente: https://help.instagram.com/368191326593075
E por favor, e você tem alguma dica ou método que conseguiu recuperar sua conta após a alteração dos dados do perfil, insira nos comentários para que possa ajudar mais pessoas.

0